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                 Áreas de Atuação e Profissionais Parceiros

Responsável pelas IAA

Maria Paula Mellito da Silveira

Bióloga com Mestrado e Doutorado na Área de Fisiologia Animal. Docente nos Cursos de C. Biológicas, Oceanografia e Fisioterapia da UNIVALI, e do Curso de Medicina da UNIFEBE. Fundadora e Dir. Geral da ONG Pequenos Doutores desde 2012, entidade responsável pelos atendimentos de TAA nos Cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia, CEMESPI e CER SUS II. Formação em "Ensino Especial com Ênfase em Transtornos do Espectro Autista" no método ABA. Especialização  em "Formação Contemporânea. para o Ensino na Área da Saúde". Especialização (em andamento) em Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Projetos de Extensão sobre IAAs – desde 2015. Formação em Treinamento de Cães de  Terapia e Cães de Assistência. 

Aikido 

A arte marcial da paz, foi criado no Japão pós-guerra pelo mestre Morihei Ueshiba. Sua prática se baseia na execução de movimentos circulares que evitam o confronto entre as energias de ataque e defesa. Pode ser praticado por todas as pessoas, sem distinção de gênero, cor, credo, condição física e psicológica. Sua prática constante traz benefícios físicos, através da melhora do equilíbrio, tonificação muscular, consciência corporal etc, além de mentais, pela melhora da autoestima, equilíbrio emocional, autocontrole e disciplina. Ajuda ainda o despertar da humildade, do respeito e da gratidão. Por ser uma arte marcial que respeita os limites e condições individuais e, por possuir na sua base, o intuito de promover a colaboração e desenvolvimento mútuo entre os praticantes, torna-se extremamente interessante também como instrumento de inclusão de pessoas com deficiência. No Spazio Contatto o Aikido é desenvolvido de forma individual ou em grupos muito pequenos, onde é possível um olhar diferenciado para as necessidades específicas de cada indivíduo, de forma a proporcionar uma ampliação de seu desenvolvimento. O cão, embora menos ativo nessa intermediação, também participa ajudando a tornar o ambiente mais lúdico e acolhedor

Ariana Gracy Weber

Bióloga pela UNIVALI; fundadora e Diretora desde 2012 da Associação Pequenos Doutores; técnica em Manejo Animal, com experiência em trabalho em Zoológico; especialista em Comportamento Animal pela UNIFEOBE; condutora de Cães de Terapia desde 2013.Praticante de Aikido há 07 anos, faixa-preta 1° grau. Ligada ao Kawai Shihan Dojo Itajaí, ao Instituto Fornazier de Aikido (Blumenau), à União Sul Americana de Aikido (Aikido Kawai, São Paulo) e à Aikikai Fundation (Tokyo - Japão).

Fernando Niemeyer Fiedler

Praticante de Aikido há 20 anos, faixa-preta 4° grau e responsável pelo Kawai Shihan Dojo Itajaí desde 2008, onde ministra treinos para adultos e crianças.Ligado ao Instituto Fornazier de Aikido (Blumenau), à União Sul Americana de Aikido (Aikido Kawai, São Paulo) e à Aikikai Fundation (Tokyo - Japão).

Educação Especial

 A Educação Especial é o ramo da educação que oferece atendimento educacional especializado, organiza atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade de forma complementar ou suplementar à escolarização dos estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtornos do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades (superdotação), preferencialmente em escolas regulares ou em ambientes especializados, que privilegiem e ampliem suas potencialidades. A EAA é um diferencial que favorece ações pedagógicas, onde o animal se integra ao atendimento a criança sendo um facilitador. Obtém-se, assim, resultados mais relevantes dentro das Funções Psicológicas Superiores citadas por Vygosty como: memória, atenção, imaginação, capacidade de planejar, estabelecer relações, ação intencional, desenvolvimento da vontade, elaboração conceitual, uso da linguagem, representação simbólica, raciocínio e pensamento abstrato.

Eliane Caetano Venturella

Graduação em Educação Especial Habilitação em Deficientes Mentais pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM,  Com mais de 20 anos de atuação na área. Especialista em Interdisciplinaridade na Educação Básica; Neuroaprendizagem e Educação Especial Inclusiva com ênfase na Deficiência Intelectual. Professora no CEMESPI, onde participa também, desde 2016 das IAAs.Autora dos livros "Leitura e Escrita no Sistema Braille" no capítulo “Produção de Material Pedagógico Adaptado” e "Orientação e Mobilidade". Revisora de conteúdo do livro “Práticas de Ensino para  Deficiência Intelectual: Educação Física, Arte e Ludicidade”. Cursos na área das IAAs/EAAs. Palestrante na área de atuação.

Fisioterapia

A Fisioterapia trata e previne distúrbios cinético funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano gerados por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas e, além disso, visa a promoção de saúde, bem estar e autocuidado. A TAA nessa área é uma estratégia terapêutica, em que com o auxílio dos animais, empregam-se condutas que abrangem tanto aspectos físicos, quanto emocionais do indivíduo, onde criança ou adulto são motivados a serem co-criadores do seu processo de saúde, facilitando o processo de adesão ao tratamento e eficácia do mesmo, o que favorece os objetivos fisioterapêuticos a serem alcançados. O cão, além de motivador, é um excelente auxiliar na execução das técnicas propostas em ambiente clínico. Resultados promissores tem sido relatados para pacientes pediátricos, ou adultos; com distúrbios neurológicos ou de desenvolvimento; traumas ortopédicos ou doenças metabólicas dos mais diversos tipos. Praticamente todas condutas utilizadas em ambiente terapêutico são passiveis de adaptação para a inclusão do cão como coadjuvante.

Thaise Erthal Borth Cunha

Graduação fisioterapia pela UNIVALI. Pós-graduação em fisioterapia cardiorrespiratória pela CBES/ Curitiba. Pós- graduação neurofuncional pela faculdade Inspirar/ Curitiba. Pós-graduação em psicomotricidade. Atuação hospitalar e UTI. Fisioterapeuta no CEMESPI há 16 anos.
Atuação em atendimento neurofuncional domiciliar e  consultório.

Fonoaudiologia

É a ciência que estuda a comunicação humana e todas as comorbidades que podem atrapalhar este processo. Porém com o seu desenvolvimento, expandiu-se e hoje tem o propósito de atuar em diversas áreas que também envolvem e influenciam na qualidade de vida das pessoas, tais como: Audição, Linguagem, Motricidade Oral, Voz, Disfagia, Dificuldades no Desenvolvimento Global, Dificuldades de Aprendizagem, Gerontologia, Neurofuncionalidade, Saúde Coletiva dentre outras. A TAA, surge como uma complementação do desenvolvimento terapêutico na área. A terapia fonoaudiológica assistida pelo cão, visa comandos de cognição, comunicação, desenvolvimento motor, interação social, diminuição de comportamentos restritivos. Ressalta-se ainda que esta atuação aumenta o percentual de realização de instruções, melhora a intenção comunicativa, diminui da ansiedade e agitação psicomotora. Indica-se a terapia fonoaudiológica assistidas por animais para pacientes com TEA, hiperatividade (TDAH), lesões neurológicas, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de audição, DPAC, entre outros... Especificamente para crianças com o TEA, os benefícios são a estimulação do desenvolvimento da linguagem, comunicação verbal x não verbal, autoestima, competências sociais, melhora do contato visual e aumento das expressões, diminuição das estereotipias e restrição de condutas auto agressivas. Vale ressaltar que se faz necessário uma avaliação inicial para análise da viabilidade, criação de vínculo e desempenho. O trabalho com a TAA potencializa a aprendizagem, facilita conquistas e melhora qualidade de vida e a integração social de crianças e adultos acometidos das inúmeras comorbidades.

Larissa Scapini

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neuropsicopedagoga Clínica pela Unilas.Mestranda em Saúde Coletiva – UFSC. Cursando Capacitação em Tratamento no Autismo – Protocolo Ouro 2021 pelo CBI of Miami.    Formação em Auriculoterapia, Eletroestimulação aplicada à Fonoaudiologia, Therapy Taping, Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista.   Atuação no SUS como fonoaudióloga há 5 anos. Atualmente fonoaudióloga do Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA) da Prefeitura Municipal de Itajaí e na Clínica Médica Mandi em Balneário Camboriú. 

Psicologia

Ciência que estuda os estados e processos mentais, o comportamento do ser humano e suas interações com o ambiente físico e social, englobando todos os aspectos da experiência humana e de seus processos cognitivos. Deste modo, o psicólogo atua na prevenção e tratamento de problemas emocionais, cognitivos e comportamentais em todas as fases da vida (infância, adolescência, fase adulta e velhice), bem como com transtornos mentais e do desenvolvimento. A terapia psicológica com animais, principalmente com crianças e adolescentes, melhora a qualidade de vida, reduz o estresse e consegue aumentar sua autonomia, contribuindo para melhoras na questão social, emocional, educacional e física. Desta maneira o animal atua como suporte emocional durante a terapia, facilitando o vínculo com o terapeuta e servindo até mesmo como ponte para o desenvolvimento intelectual da criança, além de que a presença do animal na terapia alguma vezes leva à expressão de alguns problemas que não seriam revelados de outras maneiras. No caso específico das pessoas com autismo, a TAA tem benefícios no que se refere a autonomia, melhor percepção de si, melhora na comunicação, sensibilidade, interação e na diminuição de comportamentos inadequados.

Indica-se a terapia psicológica assistida por animais para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ansiedade, dificuldades de aprendizagem e socialização, além de outros problemas comportamentais e de origem emocional.

Fernanda C. D. Rartti

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajai – SC. Pós graduação em Gestão de Talentos; Neuroaprendizagem e Transtorno do Espectro Autista - TEA.  Cursando Formação em Terapia Cognitiva Comportamental. Psicóloga concursada no CEMESPI,  há 15 anos e onde participa também, desde 2016, das IAAs. Psicóloga Clínica de crianças e adolescentes. Atuou nesta área na Clínica La Pastina por 2 anos e é Psicóloga da Rede DEDICAR  de Apoio à Criança e Adolescente com  Diabetes tipo 1

Atuações Complementares

Terapias Integrativas

As Terapias Integrativas consideram cada pessoa como um todo, respeitando seu equilíbrio físico, emocional, estrutural, energético, espiritual e a individualidade de cada um. Dessa forma buscamos recursos para harmonizar todos esses aspectos promovendo a saúde.Essas práticas de saúde são baseadas no modelo de atenção humanizada estimulando mecanismos naturais para prevenção e tratamento de diversas enfermidades e sintomas. As PICS (no Brasil: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) também denominadas como Medicina Tradicional e Complementar pela OMS (Organização Mundial de Saúde) incluem diversas Terapias variadas, aqui na Spazio Contatto atendemos com Auriculoterapia, Aromaterapia, Terapia Floral e Geoterapia, trabalhando a nível físico e emocional para promover saúde e bem estar. Essas práticas são mundialmente associadas aos mais variados tratamentos auxiliando em processos inflamatórios e de dor; recuperação neuromotora; dependências e manias, alergias e problemas de pele; melhora do sistema imunitário, dores de cabeça e musculares, transtornos aerofágicos e vasculares periféricos, entre muitos outros.

Nutrição

As dificuldades alimentares podem estar bem presentes na vida de pessoas com síndromes genéticas, doenças neurológicas, com TEA e outras alterações no desenvolvimento típico.  Certas comorbidades como sobrepeso, obesidade, diabetes, hipercolesterolemias, alergias e intolerâncias alimentares; além de seletividade e recusa alimentar podem ser observadas com relativa frequência nesta população. Tais alterações e comorbidades precisam ser acompanhadas de perto pelo profissional nutricionista, com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida e/ou resposta ao tratamento deste indivíduo.   Neste contexto o Spazio Contatto oferece o atendimento de uma nutricionista para que o paciente/educando possa ser acompanhado na totalidade de suas necessidades mesmo que aqui, não caiba especificamente, a intermediação direta da Terapia Assistida. 

Bianca Zirke

Bióloga com especialização em Práticas Integrativas Complementares em Saúde.Atua com tratamentos de Auriculoterapia, Aromaterapia, Terapia Floral, Shiatsu e Geoterapia, utilizando diagnóstico pela Medicina Tradicional Chinesa.



Claudia H. Jasper

Graduação em Nutrição pela UNIVALI;  Mestrado em  Saúde e Gestão do Trabalho. (UNIVALI). Trabalhou no CER SUS II, Atua na atenção materno-infantil, e é uma das profissionais com maior experiência na região, com crianças com TEA e  deficiências físicas.